Home / Ar Condicionado / Nova Lei obriga manutenção de ar condicionado e beneficia Profissionais da área

Nova Lei obriga manutenção de ar condicionado e beneficia Profissionais da área

Nova Lei obriga manutenção de ar condicionado e beneficia Profissionais da área
5 (100%) 1 vote

A manutenção de ar condicionado agora precisa de um plano de manutenção preventiva obrigatória.

Como sabemos, eles são amplamente utilizados em nossa rotina. Em períodos de verão, algumas regiões tornam esse equipamento essencial.

O que poucas pessoas sabem é a da nova lei que já entrou em vigor e que torna obrigatória a manutenção de ar condicionado em locais edifícios públicos e privados.

Mas, como isso funciona? Quando essa lei entrou em vigor? Vamos mostrar tudinho no decorrer da leitura deste post que foi preparado especialmente para você, que quer ficar por dentro dessa nova obrigação para os sistemas de ar condicionado. Vamos lá!

Sobre a lei

Segundo a Lei 13.589/2018, sancionada em 4 de janeiro de 2018, todos os edifícios de uso público e coletivo que possuem ambientes com ar condicionado devem dispor de um Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) dos respectivos sistemas de climatização, visando à eliminação ou minimização de riscos potenciais à saúde dos ocupantes.

O plano deverá obedecer a parâmetros regulamentados pela Resolução 9/2003 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e posteriores alterações, assim como às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A lei já entrou em vigor para as novas instalações de ar condicionado. Para sistemas já instalados, o prazo para cumprimento dos requisitos é de 180 dias depois de sua regulamentação. Ela será aplicada a todos os edifícios, mas os ambientes climatizados de uso restrito – laboratórios e hospitais, por exemplo – deverão obedecer a regulamentos específicos.


Objetivo da Nova Lei que obriga manutenção de ar condicionado

O objetivo principal com a lei para manutenção de ar condicionado é a prevenção dos riscos que um ar condicionado sem manutenção pode trazer à saúde dos ocupantes do local onde está sendo utilizado.

Outro ideal que deve se espera alcançar com a lei para manutenção de ar condicionado é a garantia da boa qualidade do ar interior, levando e consideração alguns padrões em especial, como:

  • Temperatura
  • Velocidade
  • Taxa de renovação
  • Grau de pureza

Benefícios

Como benefícios aos proprietários e usuários de imóveis temos a redução de custos, substituição de equipamentos obsoletos no momento adequado, redução dos riscos de incêndios e acidentes pessoais e, fundamentalmente, melhor qualidade de vida.

Com isso, empreender no ramo da instalação de ar condicionado Split é promissor, pois além de ser um eletrodoméstico necessário para qualquer ambiente, a obrigatoriedade do PMOC para edifícios de uso público e coletivo faz com que esse profissional seja muito valorizado.

O instalador autônomo especialista em instalação e manutenção de ar condicionado split fatura em torno de R$ 500,00 a R$ 1.000,00 por dia. Esse valor pode aumentar quando outros serviços podem ser agregados, como a venda de peças por exemplo. Nada mal não é mesmo?!

Sai na frente quem estiver qualificado com um bom Curso de Manutenção de Ar Condicionado.

Sempre é bom lembrar que quanto maior a qualidade do serviço, mais clientes se conquistam e mais dinheiro entra em caixa. Um instalador de ar condicionado triplica a renda quando o verão se aproxima, pois é onde as pessoas sentem maior necessidade de adquirir o aparelho.

➤ Quer saber sobre Curso de Manutenção de Ar Condicionado? Clique Aqui!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *